São Joaquim/SC: 21/10/2020
Sensação maravilhosa, ouvir pelo Rádio:“Good morning Pelé. How are you?
“O mais famoso e produtivo jogador de futebol do mundo, jogará pelo Cosmos. Com ele, estará Beckenbauer, e outros astros do futebol”.
Tantas as histórias, lembranças, de Pelé, com Pelé, no entorno de Pelé. Conto uma.
As lágrimas de Brizola
Quando o presidente Carter assinou Lei beneficiando exilados, Leonel Brizola saiu do Uruguai, e viveu na “minha Rua”, a 46. O Hotel Roosevelt entre a 46/45 com Quinta Avenida virou centro de romaria política brasileira. Cunhado do ex-presidente João Goulart, Brizola voltou. Foi, duas vezes, governador do Rio de Janeiro. Seu sonho, ser presidente da República, não se realizou. 1. Brizola, Tancredo Neves, Pedro Simon, na Rua 46/NY
Para o jogo despedida de Pelé, fomos apertados no carro: Brizola, eu, Alex, Paulo Nascimento…Uma das condições para ser exilado político: não se manifestar em atos públicos.
No Giant Stadium, com 75.646 pessoas, Aguinaldo Timóteo cantou o Hino Nacional. Brizola, a meu lado, foi ficando vermelho. Ele disse “não é fácil, Jota, depois de anos no exílio, ouvir e aplaudir o nosso Hino Nacional. Mas, é também uma felicidade enorme”. E as lágrimas dele desceram, e as minhas também.
Com futebol, o maior Relações Públicas do Brasil
O mineirinho, no Santos, em 1956/7 em 29 jogos marcou 36 gols. Na final da Copa do Mundo, 1958, contra os donos da casa, Pele marcou 2, Vavá 2, Zagalo 1. A seleção venceu de 5 a 2. Súditos, visitantes, vão ao Rei. Mas, o Rei da Suécia, Gustavo Adolfo, disse não:”Vou lá cumprimenta-lo. Esse garoto será o Rei do futebol“.
Bob Kennedy foi ao vestiário. 2. O mais eficaz articulador político dos Estados Unidos, Henry Kissinger, ia aos jogos de Pelé. Kissinger, abriu a China para o mundo. 4. Sergio Mendes, Mick Jagger (Rolling Stones).5 Silvester Stallone estava bombando com os filmes Rock/Rambo. Pele estrelou em filme com Stallone. 6. Momento emocionante no jogo despedida, Pele com o campeão do boxe, Cassius Clay (Muhammad Ali).
Pelé fez Reis, Rainhas, Governantes e governados, celebridades, “descobrirem” o Brasil. Na Casa Branca, Pele bateu bola com Presidentes.
Pele com Yashin
Esta imagem tem, para mim, significado especial e boas lembranças. Conheci Yashin na embaixada do Brasil em Moscou. Ele se preparava para passar temporada no Brasil. Treinou na Gávea. Pelé convidou o melhor goleiro do mundo, para o jogo despedida.
Parabéns e obrigado Pele, por tudo que você fez pelo seu país. Pelo nosso Brasil tão explorado, sacaneado, roubado, por políticos e governantes safados, corruptos. A boa imagem do Brasil foi sempre divulgada, defendida, por brasileiros anônimos e conhecidos. Nunca por seus políticos e governantes.
Não é demais lembrar que teleguiados da esquerda caluniaram Carmen Miranda de americanizada. Muitos não te perdoam Pelé por ter ido promover, divulgar, o Brazilian soccer nos Estados Unidos. Os tataranetos, netos, filhos, sobrinhos, herdeiros de ideologias fracassados, seguem sujando a imagem do Brasil. E você, continua personalidade, referencia mundial. Pele/Brasil.
Encaminhe www.oreporternahistoria.com.br. Envie seu e-mail e de amigos para ler o RH na íntegra: oreporternahistoria@gmail.com. Ver as páginas Jota Alves e Jotany no Facebook.
Trilha sonora: