Trilha sonora: 01 The Lonely Bull (El Solo Toro) Herp Albert
Escola de música? Orquestra? Fanfarra? Sopro?
Interessante a sua preocupação em Samba Book do Martinho da Vila. Dos mais de cinco mil municípios em quantos há orquestra estadual, fanfarra municipal? Escola de música? Quantos brasileiros estudam com afinco para sustentar a variedade de bons ritmos que temos? Por que se preocupar com a qualidade musical do Brasil que já foi grande exportador de música clássica e popular? Para que se preocupar se temos o Mestre de todos os instrumentos. Nunca antes na história deste país houve ou haverá um fotógrafo como ele. O jogador de todas as posições: Presidente, Vice-presidente, Articulador, Pensador, Lobista. Compara-se a Jesus, Lincoln, Mandela, Hugo Chávez, Getúlio Vargas, Deus. Doze anos perdidos em Tecnologia. Ciência. Pesquisa. Modernidade. Em baixa qualidade musical. Tal maestro, tal músicos. Importamos médicos. Engenheiros. Matemáticos. Por que não importar saxofonista. Bom em violino, trombone, flauta, clarinete? Paulo do Sax. Poços de Caldas/Miami.
Companhia Nacional de Danças e Ritmos.
Lembrou bem. Uma vergonha o governo não manter um Balé Nacional de Danças e Ritmos. Temos maravilhas de norte a sul. Só no Nordeste a gente conta uns dez ritmos excelentes para exportação. Levanta qualquer um da cadeira. A Bossa Nova mexeu com o universo musical. Vê se a Poderosa Platinada valoriza. Mete a música nacional em seu pior horário da madrugada. Um lixo de programa na “privada” da grade. O velho jabá salgando programas de massa. Se não pagar não é conhecido. Também com esses presidentes e ministros de Cultura o melhor da produção musical, artística, literária, vai para o luléléu. Afinal, o que presta no Brasil? Saúde e Segurança, pública? Estradas? Escolas? Trânsito? Aeroportos? Portos? Simão, BH.
A culpa é do útero materno e da mortadela.
Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente o tempo máximo de “prisão” é de três anos. Com menor praticando mais e mais crime hediondo, torpe, o desembargador Antônio Carlos Malheiros, Coordenador da Infância e Juventude do TJSP ensina: “a redução da maioridade traz castigo duplo para juventude, que já foi castigada pela ausência do Estado desde o útero materno”. Estou careca de saber que falta investimento em educação, cultura. Que há desagregação do núcleo familiar e escolar. Que as prisões são horrendas. Então por isso o governo deixa menores assassinos sem a devida punição? Que se construam prisões. Ou se transforme esses estádios bilionários vazios depois da Copa em penitenciárias.
Lula se vangloria ao contar que o irmão roubava mortadela. É a cultura do “pobrezinho, coitadinho, ladrãozinho”, desde pequeno. A culpa não é do menor que ateia fogo, enforca, mata friamente. “Ele foi jogado ao crime hediondo, pela burguesia, pela sociedade, pelo Estado capitalista”. “Primeiro, é preciso derrotar as classes dominantes. Construir um novo Estado e quando isso acontecer não haverá menor criminoso”. Enquanto essa vitória não chega, toma mais crime. Mais vítimas. E a sociedade amedrontada e sangrando. Ninguém quer menor na prisão. Mas tem que mudar a lei que não é pétrea coisa nenhuma. Sabendo que vai para a cadeia desde os 15/16/17 anos o moleque não ateará fogo em pessoa de bem. Ricardo Salles. Jales, SP.
Depois do fogo, enforcamento, decapitação.
Estava lendo seu blog no qual descrevia a Via Apia como sítio para exibir os enforcados do regime romano quando vi a Ilze Scamparini em reportagem falando do mesmo caminho histórico. Quatro coitadinhos do Lula/Cardozo/Carvalho amarraram, torturaram, queimaram um casal de idosos na zona rural de Sorocaba. Os bandidos passaram corda no pescoço e iam para o enforcamento. Na procura de árvore ou tronco resolveram queimar o homem com soda cáustica e álcool. Crime de menor está altíssimo no Rio/SP/. O Brasil Carinhoso tá infestado de bandidos cruéis. Tomara que apareça enforcados nos postes da Esplanada dos Ministérios e que as Herodias do poder recebam cabeças em bandejas. Talvez nesse dia o governo “carinhoso” faça um mutirão e ponha freio nessa carnificina “protegida”. Lula/Dilma são responsáveis sim por cada crime hediondo no país. Quem cala, consente. È cúmplice. Professora Izabel Maia, avó de vitima da crueldade. Taguatinga, DF.
Menor de 15 anos tatuava caveira para cada assassinato praticado. Ele foi preso em João Pessoa suspeito de seis homicídios. Na turma ele liderava pelo número de caveiras. Pistoleiros marcavam no cabo do revolver o número de mortos. Assassinos mirins se orgulham de caveiras, sinais no corpo. Isso está generalizado no país. Mas, as Donas lá do governo não querem enxergar. Severino, Brasília.
Mais um dentista queimado
O jovem dentista Alexandre Peçanha Gaddy teve cerca de 75% do corpo queimado. Christianne Peçanha Gaddy, irmã do dentista, disse à Folha de São Paulo que o estado de saúde dele é gravíssimo. “Ele foi submetido a uma cirurgia logo após dar entrada no hospital. Agora ele está na UTI”.
O crime aconteceu no último dia 27 em São José dos Campos/SP. Duas pessoas invadiram, reviraram o consultório a procura de dinheiro. Não encontrando fizeram o mesmo que o menor fez com a dentista Magaly na capital. Atearam fogo. O alarme disparou. O Corpo de Bombeiros salvou o jovem dentista que está entre a vida e a morte. Maria/SP.
37 estupros por dia nas contas “do Rosário”
“As estatísticas da Segurança Pública mostram que desde 2010 vem aumentando a média diária de estupros. Naquele ano, eram registrados 27 casos por dia. Em 2011, foram 28, e, no ano passado, 35. Até agosto de 2009, a lei que tratava de crimes sexuais diferenciava estupro de atentado violento ao pudor. Desde então, os dois crimes passaram a ser considerado estupro. Num primeiro momento, a mudança provocou uma alta nas estatísticas que está atingindo patamares ainda maiores”.
Comento que o governo de São Paulo está travando essa batalha sem a devida ajuda do governo federal. Foi criado o Conselho Governo & Sociedade com 32 conselheiras que acompanharão os estudos e casos. O governo federal gasta ou “aplica” dinheiro eleitoral em comerciais de TV. Patrocina passeatas com “Coração, gente de branco, flores, cartazes pedindo para não estuprarem. Diga não à violência”. Coisa de mobilização passiva, “caridosa”. O slogan de Maria do Rosário Secretária/Ministra de Direitos Humanos deve ser: “não toquem nos meus bandidinhos”. Ela a sua turma tem sim poder para virar o jogo real a favor das mulheres. Por que não o fazem? Porque estão intoxicadas de baboseiras ideológicas dos sec. 19/20.
Idiotice do Brasil Carinhoso. Cresce o número de estupros por todo o país. As Dondocas do governo federal acreditam que bandido estuprador será ressocializado. Que menor não deve ser preso e condenado por muitos anos, pois, as prisões são chiqueiros e universidades do crime pior. Enquanto o governo constrói estádios de futebol e elas lá da Cópula se masturbam com a ideologia dos fracassados mulheres são barbaramente queimadas, espancadas, estupradas. O silêncio da Coroa é ultrajante. Ela como o Cara faz tudo pela reeleição. ” Não é por ai” diz quanto à maioridade penal. Ruth Souza Lima. Brasília.
Lola Benvenutti: “Já passei de mil há muito tempo”.
“Faz a conta: dez por dia, em um ano, já são mais de três mil”.
Gostei da salsa Ave Maria Lola em seu tributo a Lola/Lolita. Pelas contas Lola Todos Bem vindos já trepou com mais de três mil. “Desde que a minha história explodiu, aumentou muito a demanda e precisei subir o preço para dar conta. Hoje, cobro R$ 350 por hora. Poderia até cobrar mais, mas acho esse um valor legal, que permite aos clientes voltar sem pesar tanto no bolso. Nunca usei drogas. Nunca nem experimentei. Não faz parte do meu universo. Para dar conta da rotina tão intensa de trabalho, o único segredo, diz ela, é “gostar do que faz”. Sempre digo que só aguento porque gosto. Seria muito difícil se não tivesse prazer. Se você já vai com cara amarrada cada vez que chega ao quarto, fica complicado”. Junior/Jaciara/ MT.
Crédito a Xuxa
“E ouvir contar que as jovens estão “ficando” com vários garotos nas festas, se gabam de ter beijado cinco, dez ou 15, nem sei. Outra leiloa sua virgindade, todas se vestem de maneira provocante-e vamos dar esse crédito a Xuxa: foi a partir de seus programas na televisão que a infância começou a ser sexualizada e que as crianças se vulgarizaram, passando a ter, como sonho de consumo, sapatos de saltinho, unhas pintadas, boca vermelha de batom, como verdadeiras chacretes em miniatura. È claro que o ideal é que as meninas sejam respeitadas, mas, para isso, é preciso também que elas ajudem”.
“As famílias devem orientar os filhos a serem seres civilizados, claro, e ao mesmo tempo ensinar às filhas a não usarem shortinhos, minissaias de um palmo, jeans que mal cobrem a virilha, tops mínimos, camisetas em cima da pele e por aí vai. Se aos 13,14 anos, a sexualidade dos meninos está exacerbada, não deve ser só deles; a delas também. Desde que o mundo é mundo as mulheres gostam de provocar, de se exibir, de se sentir desejadas. Faz parte do jogo. Mas a sexualidade masculina é mais violenta e é ai que mora o perigo”. Danuza Leão na Folha de São Paulo.
Acrescento que os produtores, diretores, donos de TV, que usaram a Xuxa também são culpados pela banalização da criança brasileira. E o processo segue com novelas, BBB, nus, danças, posições pornográficas. A nossa TV vulgariza a criança e a mulher brasileira. Estimula a prostituição e a delinquência. E o governo via Petrobrás, Caixa, Banco do Brasil, etc., etc., patrocina o lixo cultural/televisivo. É só pesquisar e ver como estamos com a geração educada por Xuxa, dança da garrafa, sexo aberto em bailes punks, novelas e +porcarias. Regina. Miami.
Médico do atalho.
Mais um atalho na saúde pública. O Dr. Luis Ignácio não fez merda nenhuma pela infraestrutura do Brasil. Não fez nenhuma reforma de base. Com os escândalos de corrupção e precisando de “aliados” deixou a reforma política para o “futuro”. Não fez a prometida reforma Tributária, Fiscal. Não uniu as Policias Civil e Militar. A Segurança Pública é uma bosta, cada vez mais fedorenta. Pior ainda a Saúde Pública. Em pesquisa imparcial mais de 70% de brasileiros não aprovam a política de saúde pública do governo Lula/Dilma.
Ai como sempre fazem: vem o atalho canalhice eleitoral. Importar médicos. Criminosamente jogam para o eleitor. O povo pobre precisa de médico. E médico brasileiro não quer atender pobre. Ou seja, médico brasileiro é um f.d.p. desumano. O mesmo discurso safado das “elites”. De jogar brasileiro contra brasileiro. O que o maior lobista das elites empresariais do Brasil e maior exemplo de fidelidade à esposa e a família fez pela medicina do seu país? Injetou as universidades de “ideologia ultrapassada”, de politicagem. Cada universidade federal uma Seção Eleitoral. Reduziu o Conhecimento, o Saber, a Ciência, em plataforma de campanha política. Tenho filho médico honrado, humanista por DNA. Esses malandros políticos acham que médico cubano, português, espanhol, africano, ao conversarem ou tocarem no paciente vai curá-lo?
E as filas para exame médico, laboratório, medicação, leito, hospital, cirurgia? È muita canalhice achar que médico é Deus como a sexóloga Marta Suplicy em mais “um casa-mente” faz ao proclamar que Lula é Deus. Na realidade quem paga e administra a medicina popular no município é o Prefeito. E tem muito prefeito de merda que dá calote em médico, não tá nem aí para o atendimento hospitalar. Lula e Dilma estão retalhando o Brasil de atalhos em todas as esferas da administração. Ir fundo nos problemas e soluções? Não fazem. Epaminondas, Santos/SP.
“Não faltam médicos, faltam condições de trabalho e carreira digna”.
Pelo menos 300 médicos participaram do ato público “Revalida, Sim!”, pelas ruas da área central de Cuiabá. O protesto foi organizado por cinco entidades da área de saúde. Os profissionais gritavam palavras de ordem, como “Médicos na rua, Dilma, a culpa é sua!” ou “Revalida, Sim!”, como parte de um movimento nacional contrário à ‘importação’ de médicos estrangeiros para o Brasil, principalmente de Cuba e Portugal, proposta pelo governo federal.
Pelo diretor do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Werley Peres, o movimento não é de cunho xenofóbico. Ele explica que a reivindicação das entidades médicas é para a manutenção da obrigatoriedade do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições Estrangeiras (Revalida), realizado pelas universidades “Em todos os países existe um sistema de avaliação de profissionais estrangeiros, para ver se eles estão aptos a tratar das doenças típicas do país e se a língua falada é compatível”, argumenta o diretor. Segundo o Sindimed, no último Revalida realizado em 2012, dos 884 candidatos estrangeiros, apenas 77 foram aprovados, ou seja, o índice de reprovação chega a 92%.
Atualmente estão em plena atividade no Brasil 4.534 médicos estrangeiros, que passaram pela revalidação nos últimos 12 anos. Durante o protesto, os manifestantes seguravam diversas faixas em que se lia: “Não faltam médicos, faltam condições de trabalho e carreira digna”; “Para atender brasileiros, só revalidando diploma” e “Presidente Dilma, o Brasil não precisa de mais médicos, precisa de um Ministério da Saúde competente”, entre outras. Publicado no Olhar Direto e reproduzido por Maria Arruda. Cuiabá/MT.
Seis mil médicos cubanos?
Repasso para averiguação. O governo andou anunciando seis mil médicos cubanos. Corre pela web comentários sobre o total de formandos em Cuba: Há duas Universidades de Medicina em Cuba ‘La Habana’: forma em média 200 médicos por ano e a ‘Elam – Escuela Latino Americana de Medicina que forma em média 100 médicos por ano. Que somados totalizariam uns 300 profissionais/ano. Para 6 mil médicos, seriam necessários todos os médicos formados nos últimos 20 anos, que teriam de estar disponíveis para vir trabalhar no Brasil!!!. Tem coisa nisso. João Salles. Goiânia. GO.
É ingenuidade, burrice, ou irresponsabilidade achar que jovens médicos portugueses, espanhóis, poloneses, sairão de seus espaços culturais, esportivos, para enfrentar mosquito, sujeira. Sem cinema, sem bons restaurantes, sem moradia de qualidade e a conhecida insegurança. Acabou mobilização por motivações ideológicas. Qual o discurso de Lula e Dilma para os médicos brasileiros? Nenhum. Por que não organizou um MOBRAL da medicina bem no começo do primeiro mandato com motivação e condições de trabalho. Eu entraria. Francisco, Acre.
E lá vamos nóis com a Bolsa Perdão de Dívidas.
Nos 50 anos da União Africana, a presidente Dilma Rousseff anunciou um presentaço com mais uma Bolsa criada pela dupla LD: a do perdão de dívidas. O governo brasileiro vai perdoar a dívida de US$ 897,7 milhões de 12 países africanos. Segue lista dos “Estados brasileiros” beneficiados pelo governo federal: Costa do Marfim (US$ 9,4 milhões), Gabão (US$ 27 milhões), República da Guiné (US$ 11,7 milhões), Guiné Bissau (US$ 38 milhões), Mauritânia (US$ 49,5 milhões), República Democrática do Congo (US$ 5,8 milhões), República do Congo (US$ 352 milhões), São Tomé e Príncipe (US$ 4,2 milhões), Senegal (US$ 6,5 milhões), Sudão (US$ 43,2 milhões), Tanzânia (US$ 237 milhões) e Zâmbia (U$ 113,4 milhões).
Ditadores e corruptos estão lambendo os beiços. Uma das justificativas para o presentaço é que o Brasil fará mais negócios lucrativos com os países beneficiados pelo perdão. Lucro mesmo será das construtoras, empreiteiras, lobistas. Nesse perdão tem o meu, o seu, o nosso suado dinheiro mensal. Também perdoando dividas o Itamaraty de Amorim, Marco Aurélio Garcia e Lula, ganham votos para o sonhado posto de Secretário Geral da ONU. Quem anunciou a candidatura de Lula foi Evo Morales. A ideia foi de Hugo Chávez, o Santo Milagroso. Mariano De Aquino. Boston.
República Federativa Gay do Brasil
Dia 2 de junho. Pela Avenida Paulista e região esperam-se um milhão de ativistas e simpatizantes do movimento gay em sua 17*Parada. A cantora Daniela Mercury, Marta e Eduardo Suplicy, estarão entre os muitos convidados especiais. Os deputados Bolsonaro e Feliciano estão no centro das críticas e protestos juntamente com o Pastor Malafaia. Gozações, ironias, caricatos, proclamam a República Federativa Gay do Brasil. “Viveremos em Paz e Harmonia. Será muito melhor para o país sairmos todos do armário e assumirmos o nosso destino. Sabia que há ex-presidente, presidente, governador, prefeito, senador, deputado, vereador, gay? Júlio Cesar, Marco Antônio, Cleópatra, Salomé, de Curitiba/PR.
Sergio Mendes
Acertou. Assino embaixo. Sergio Mendes estava no show de Bossa Nova em Nova York. Ano 1962. Criou estúdio e se fixou nos States. É ícone da música brasileira. Sergio introduziu no mínimo 3 gerações de cantores/cantoras/músicos. E continua criativo. Ponha na trilha sonora de seu blog Magalenha. A melhor coisa na carreira da Claudia Leitte foi se entrosar com o maestro SM. O embalo dela já é outro. Vale ouvir. Paulo, Newark, NJ.
“A boca no trombone”
Temos sim que por a boca no trombone e lutar por escolas de música nesse gigante adormecido. Gostei de seus comentários em Samba Book de Martinho da Vila. No Brasil a voz tem mais importância que o som, o ritmo. E cada vez menos se encontra bons instrumentistas. Como formar bons professores com escola ruim desde a infância. Não sei dizer quantas escolas de música são patrocinadas pelo ministério da Cultura. E quantos governadores e prefeitos entendem a importância de orquestra, fanfarra, grupos artísticos/musicais. Hoje predomina a dupla de guitarras e violões apressados. Sax/pistão/trombone/flauta/clarinete, são coisas raras no cenário. E a falta de bons instrumentistas vai piorar. Zeca do Trombone e Zeca da Cuíca são dois expoentes da nossa MPB. Assim como Raul e o lembrado Paulo Moura. Professor Dilermando. Campo Grande, MTS.
Jorge Goulart e futebol na neve
1. Maria de Lourdes: “na edição anterior do RH Samba Book de Martinho da Vila você narrou onde conheceu o cantor Jorge Goulart e como ele ajudava, do Rio, escolhendo bons instrumentistas para o seu Carnaval no Waldorf Astoria em Nova York. Mas, ele não estava na imagem. O Jorge Goulart que você menciona é o cantor, marido da Nora Ney? Se é ele foi muito amigo do meu pai. Tem foto dele? RH: Sim. É ele mesmo. Jorge Goulart e Nora Ney formaram um par duradouro. Na foto, à esquerda, Jorge Goulart no palco do Waldorf Astoria/NY.
2. Mensagem de R.P.Souza: “ficarei temporada de inverno na Rússia. Para bater bola na neve é preciso chuteira? RH: na foto estou com cinco/sete graus abaixo zero. Temperatura ideal para se bater bola. Mais frio, queima rosto, pode machucar pés e mãos. Com muita neve escorrega, o jogo não corre. Tênis convencional de sola lisa não é bom. Com chuteira, camada de gelo por baixo da neve, o tombo é de rachar. Eu usava bota de sola galvanizada pa russki, bem forrada por dentro. Depois de umas quedas você baterá bola na neve. Boa viagem. RH.
Divulgue. Encaminhe: www.oreporternahistoria.com.br
Opine. Escreve que eu publico: oreporternahistoria@uol.com.br
O RH é publicado semanalmente. Durante junho/julho por melhoria tecnológica, acesso, etc. haverá intervalos maiores. Aproveite e leia/releia os RH que estão em Arquivo.