Lula conseguiu o que nenhum líder político conseguiu.

Júlio Cesar não conseguiu a Unitá-Frente Ampla para manter-se à frente de Roma.Foi assassinado por senadores. Napoleão Bonaparte não conseguiu Frente Ampla para liderar a Europa. Morreu no exílio. Winston Churchill liderou a Inglaterra contra Hitler. Após a vitória, ele não conseguiu Frente Ampla para se reeleger Primeiro Ministro.

Frente Ampla, formada por congressistas, governadores, sindicatos, Mídia, reitores, artistas, para Lula governar o Brasil, pela terceira vez.

Em sete dias no governo, Lula conseguiu o Congresso aprovar dinheiro à beça. Sem teto de gastos. Lula tem o apoio da maioria do Supremo Tribunal Federal, do STJ, do Tribunal de Contas da União, da Mídia…

Líderes que não conseguiram formar Frente Ampla:

Luís Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança, no pico do prestigio, não conseguiu emplacar a sua Aliança Nacional Libertadora. A revolta comunista de 1935 foi um fiasco.

Plínio Salgado: reunia milhares, com seus camisa negra, imitando as falanges de Mussolini. Integralistas invadiram o Palácio do Catete para matar Getúlio Vargas. Intentona fracassada.

Getúlio Vargas:

Derrotou a política do Café com Leite (Minas/SP). Mas, não conseguiu Frente Ampla. Em julho de 1932, a Revolução Constitucionalista de São Paulo explodiu. Getúlio implantou ditadura. Montou aparato judicial e policial para descer o pau em adversários. Prisões lotadas.

O cuiabano Eurico Gaspar Dutra ganhou as primeiras eleições pós-ditadura. No término de seu mandato passou a faixa para Getúlio Vargas, que já não podia aplicar censura e prender adversários como nos anos da ditadura.

A oposição cresceu. Atentado bolado por Gregório Fortunato, seu homem de confiança, matou o major Vaz, da Aeronáutica. Bala acertou pé do deputado e jornalista Carlos Lacerda. Mal assessorado, Getúlio foi se afundando em escândalos de corrupção. Caudilho, avisou: “só morto saio do Catete”. Se suicidou em 24/8/1954.

Café Filho, vice de Getúlio, tramava contra JK, o presidente eleito.

Não fosse o Marechal Lott, Juscelino não teria assumido a presidência da República. Não conseguiu criar Frente Ampla. Revoltas, greves, atentados. Com a construção de Brasília, JK, deu a volta por cima.

Jânio Quadros: balançou todos os coretos. Derrotou o Marechal Lott. Poderia formar o governo que bem entendesse. Megalomania, cachaça, e outros distúrbios, não o deixaram criar Frente Ampla para governar. Renunciou à Presidência

João Goulart:

Vice de Jânio Quadros, estava na China comunista, quando Jânio renunciou. Voltou, aceitou o Parlamentarismo. Conseguiu forças para voltar ao Presidencialismo. Com sindicatos, estudantes, intelectuais da esquerda, Jango tentou Frente Ampla. Fracassou. Exilou-se no Uruguai. Lá, ele morreu.

Fernando Collor: o Caçador de Marajás, impetuoso, com apoio total da TV Globo, assumiu a presidência com muito prestigio nacional. Mesmo sendo filho de senador, se viu inexperiente na Brasília dominada por “raposas” e “galinhas” convivendo em harmonia. Mal assessorado nas maldades e atalhos “legais” dos Chefões, quando tentou a Frente Ampla, já não tinha força. Renunciou à Presidência, para, não sair sob impeachment, que já estava decidido.

Lula liderou Fora FHC: Fernando Henrique Cardoso governou cercado pela militância petista que dominava universidades, Mídia, Artes. Passou a faixa presidencial para Lula.

Oito anos de governo Lula.

Quatro dos quais, direcionados pelo Socialismo do Século 21, de Hugo Chávez. Dedicou energia, recursos, e tempo, com Fidel Castro, Evo Morales, Ortega, Bachelet, Omar Kadafi (Líbia), Ahmedinejad (Irã). Fazia discursos de Terceiro Mundo, quando não havia mais Segundo Mundo. Financiamentos, empréstimos, doações, a países da América do Sul, Central, África. Escândalos de corrupção. Mensalão. Lula foi preso.

Dilma Rousseff: ocupou posições importantes no governo Lula.  Chefe da Casa Civil, ela controlava a máquina governamental: Nomeações. Contratos. Apoio. Escândalo do Petrolão. Corrupção em cima do patrimônio nacional.

Tão forte foi o apoio de Lula que Dilma se reelegeu. A elite política de Brasília decepcionada com propostas ideológicas duvidosas, e com a intromissão de Fidel Castro/Hugo Chávez/Maduro/Cristina Kirchner,Evo Morales/Ortega/Bachelet/Mojica/FARC/ em assuntos brasileiros, deixaram Dilma sem apoio, sem Frente Ampla. Impeachment a tirou da Presidência. Mas, não lhe cassou direitos políticos. Candidata ao Senado por Minas Gerais, perdeu.

Nunca antes na história do Brasil (do mundo), líder político ou Presidente, conseguiram criar Frente Ampla.Lula conseguiu.

O que uniu, o que fez tanta gente diferente, se tornar igual, tão rapidamente, na Frente Ampla de Lula?

Lula conseguiu essa façanha sozinho? Ajuda interna, de quem? Ajuda externa, de quem para criar a Frente Ampla?

Ficaram unidos pela implantação do socialismo?

Todos juntos por amor ao Brasil?

Ou Lula é mais que um Mito? É Mago, Gênio, da Arte Política?

Sem Fidel Castro, sem Hugo Chávez, sem Nestor Kirchner, sem Allan Garcia, Lula viajará, levantando com Frente Ampla as massas latinas, em sua missão de Novo Libertador das Américas? Lula, o Herói Made in Brazil pode ocupar o espaço dos líderes latinos que morreram?

O Editor, Jota Alves: Em Moscou: graduou-se em Direito Internacional. Em New York, fundou o jornal The Brasilians. Criou o Brazilian Day. Em Mato Grosso, seu estado natal, exerceu funções de Secretário de Governo. Edita o Repórter na História e www.diadobrasil.com.br.Ver Jota Alves e JotanY no FACEBOOK

Janeiro de 2023: Encaminhe www.oreporternahistoria.com.br. Contato: o reportenahistoria@gmail.com.br.