Uma senhora idosa

Trilha sonora:

Dilma  imagesBG7MS4XB   Adão Eva

A Chefa do poder Executivo: “A corrupção é uma senhora idosa”. O Chefe do poder Legislativo: “Corrupção está no Executivo”.

Segundo o Data Folha corrupção ocupou o primeiro lugar nas passeatas de domingo 15/03. Impeachment em segundo lugar com 27%. Contra o PT 20%. Contra políticos 14%. Para 90% dos que protestaram Dilma sabia dos “malfeitos” e deixou rolar. Nas passeatas pro governo 36% responderam que Ela sabia, mas, que nada poderia fazer.

O que é Improbidade Administrativa?

No velhaco jeitinho brasileiro o que é desvio de fundos públicos? Como se traduz Apropriação Indébita? “Doações oficiais” de empreiteiras tocando obras do governo para campanha eleitoral? Por que a presidenta Dilma prefere o infantil “mal feito”? Quem pratica Improbidade Administrativa é corrupto ou impróprio?

corrupção 2

images

E temos as frases do presidente da Pátria Educadora: “Não houve Mensalão. Meu filho é um Ronaldo dos negócios. O que eles desviaram foi uma merreca. Eu sou Pai dos Ricos. Dilma Mãe dos pobres. Ela e eu somos a mesma coisa. Não podem reclamar, Eles (Bancos e empreiteiras) nunca ganharam tanto dinheiro como no meu governo.

Há livros, filmes, pesquisas, especialistas em corrupção, que se ficarmos como Dilma, repetindo frases e desejos não realizáveis, nós caminharemos em círculo. Atolados na galopante e cada vez mais sofisticada corrupção.  Há Partidos culpando partidos. Políticos culpando políticos. Há o clássico: “Não vi. Não ouvi. Não li. Não sei”. E todos apelando para o direito sagrado de se manifestar, opinar, extravasar a sua liberdade de expressão.

Gritar, protestar contra corrupção, como a violência, entidade abstrata. E daí? Somos um país com a sua democracia sob controle e com fantástica liberdade para corruptores, corruptos, corrompidos, degenerados, bárbaros…

Corrupção não é só a de dinheiro.

Se ficar teorizando, filosofando, culpando FHC, a crise de 1929, o negro de Washington, eu não contribuirei com os que protestam por um Brasil melhor, decente. O combate à corrupção é um longo e tortuoso caminho que começa no lar, na família, na igreja, na escola, e vai à cultura, à educação, aos negócios, às relações interpessoais…

Antes de ser corruptor, corrompido, o sujeito cresceu com os exemplos do pai, da mãe, irmãos, tios, avós, professores, padres, pastores, colegas, artistas, patrões, empregados, deputados, senadores, prefeitos, governadores, presidentes, Juízes. E atualmente, é formado, educado, pelas histórias, novelas, exemplos, mostrados na TV aberta, concessão pública, a grande formadora/construtora ou deformadora/destruidora de Principios, Ètica, Moral, Honra, Dignidade….

imagesWBGPBV1Q

No Brasil anárquico, sem retentores sociais, com baixa consciência política alimentada por pilantras e aproveitadores, a corrupção está por toda parte. E mais perigosa que a corrupção na Petrobras, BNDES, Correios, Caixa, obras do PAC, e no exterior, da Copa do Mundo, é a corrupção dos Costumes, Princípios éticos e morais, que levam à Honra, Honestidade, e à popular “vergonha na cara”.

Corrupção financeira, corrupção moral, corrupção nos esportes, corrupção religiosa, corrupção na e da TV, corrupção sexual, cultural, corrupção nos presídios, corrupção no Judiciário, Legislativo, Executivo, corrupção familiar…

Fome vai. Fome vem. Ganhamos e perdemos dinheiro. Mas, quando um país não valoriza, ou até desconhece, o que é Dignidade, Honra, Princípios Éticos, ele está definitivamente a caminho do fracasso e aberto para mal feitos e corrupção generalizada. Quando deixamos a dignidade ir embora de nossas vidas, ai então brother, apodrecemos a nós mesmos e o país.

Decretos, pacotes anti isso e aquilo, ajudam, amenizam, podem até amedrontar, mas, é preciso mais, muito mais, para se combater a corrupção com resultados imediatos e permanentes.

Considerando que a matriz ideológica dos que governam o Brasil é a velha URSS. È Marx. È Lênin. É Trotski. Segue uma contribuição de quem estudou, viveu, em Moscou, capital e estrela guia do movimento comunista mundial.

imagesX504X8T0bukharin1 Grigory_Zinoviev Kirow

Não há na história da Revolução de Outubro comandada por Lênin nenhuma menção à corrupção praticada por seus camaradas dedicados à causa comunista: Zinoviev, Kamenev, Bukharin, Stalin, Kirov.

imagesY1TPAWMP  images2FLVMBVAMilhares foram presos e expurgados por lutas ideológicas no Partido. Outros, banidos da URSS. Trotsky foi assassinado no México a mando de Stálin. Nenhum dos principais líderes da Revolução e do PCUS foi preso por roubar ouro, petroléo, rublos. Ou fuzilado por corrupção.

Vivi boa parte dos anos dourados da URSS (1962-1968). De 1917 a 1939 foram 22 anos de muita luta para consolidar a revolução, eletrificar e industrializar. De 1939 a 1945 toda a energia dos povos da nova união foi dirigida para a Segunda Guerra Mundial, para a Guerra Pátria. De 1946 a 1976 foram trinta anos de Reconstrução e de muitas conquistas.

Contatos de primeiro grau.

Digitalizar0147Hospital   Digitalizar0291    Com o embaixador0003

No hospital com Pasha, o do meio. Cada história de arrepiar. Natasha, a minha querida e sempre lembrada enfermeira. O cuiabano almoçando com o corumbaense embaixador do Brasil na URSS. Eta vistrecha!

A amizade e a generosidade do corumbaense Henrique Rodrigues Vale, embaixador do Brasil em Moscou, abriram portas “proibidas” para um simples estudante estrangeiro na Rússia. Fiz contatos de primeiro grau com funcionários do alto escalão do governo e do partido. Convivi com moscovitas. No hospital para tuberculosos ouvi histórias de presos na Sibéria, de hooligans, alcóolatras, prostitutas, parasitas sociais. Não conheci entre eles ninguém punido ou expurgado da sociedade por corrupção (a de dinheiro, é claro).

Acompanhei filas. Vi nos olhos a vontade de consumir mais e melhor: cigarro Malboro, LPs de Andy Williams, Frank Sinatra, jeans, bonés, desodorantes, calçinhas, casacos mais bonitos, sapatos mais atraentes. Ícones do desejo capitalista que jovens do mundo todo queriam/querem possuir. Mas, as relações interpessoais estavam salvas da grosseria, da malandragem e desonestidade. Havia confiança mutua. Solidariedade.

Assim como calculamos e medimos o PIB, o grau de produtividade, de pobreza, riqueza, pode-se medir o índice de corrupção que depende do nível da ética vigente. Pergunte a si mesmo: o nível ético do Brasil melhorou ou piorou nesses anos Lula/Dilma?

Desvios éticos, de corrupção, na URSS do meu tempo universitário

imagesRDH6DSG5

Verdadeiras “merrecas”: um pouco mais de gasolina, no inverno, frutas e verduras do mercado negro, mexer os pauzinhos para conseguir um apartamento maior, um carro, uma viagem ao exterior. E o grande desejo: uma dacha (casa de campo, chácara) nos arredores de Moscou, de Leningrado.

Não foi a Guerra nas Estrelas, marketing da Guerra Fria, inventada pelo cinematográfico presidente Ronald Reagan que levou ao fim da poderosa URSS. Foi a sua economia centralizada criando um exército de burocratas, o atraso nos avanços tecnológicos de ponta, o Partido único castrando iniciativas e alternativas, a estagnação cultural. E o desencanto das novas gerações.

 “O PT não rouba e não deixa roubar”.

Atualmente, na Rússia, a corrupção chega a níveis astronômicos. Lá, como aqui, há os oligarcas sindicais. No comando de velhas fábricas. E os magnatas da corrupção com petróleo, gás, minerais, armas e munições, mandam no país sem definição de rumo. De volta a uma experiência comunista light? Rumo ao fortalecimento do capitalismo? Esse To be or not to be está solapando todas as conquistas do povo russo.

images6R0QQHSS imagesY1R8YU4ZHá equívocos. Derrotas. Mas, não há no doutrinário marxista, leninista, espaço para a corrupção. Comunistas não roubam de seus camaradas. De seu país. O partido de Lula, Dilma, José Dirceu, Delubio, Vaccari, também repetia mais ou menos isso: “O PT não rouba e não deixa roubar”.

O Brasil estagnado é vitima de sua elite governante que fala, quando interessa, em desenvolvimento para melhorar a vida dos trabalhadores, mas, na pratica, mobiliza, treina milicianos, contra a classe média. Invade e destrói pesquisas. E Lula, como um talibã, ameaça com mais violência e com o exército do companheiro Stedile, usuário da ponte aérea Brasil-Venezuela.

duque e va

Para Lula e subordinados como Rui Falcão, nunca houve Mensalão, uma invenção da direita. O Petrolão é uma fantasia da imprensa golpista. O Politburo do PT continua protegendo dirigentes indiciados. Chegam a ser glorificados como “guerreiros do povo”. Lula pede apoio, ensina a seus sindicalistas, militantes, e aos milicianos do Stédile: “o que desviaram foi apenas uma “merreca”.

Vergonha e covardia o governo não acabar com a podridão do sistema penitenciário.

no maranhão presos-sao-decapitados-durante-rebeliao-em-cascavel-pr-veja-fotos940x529_0634aicitono_1905c8klg1jdt1aia13671vq2t53n

De lá de dentro vem ordens de ódio. Ordens para corromper a tudo e a todos. O que Lula e Dilma fizeram para por um fim nesse governo paralelo? Ou pela visão fundamentalista de somar forças para fazer a Revolução triunfar os Comandos são vistos como vitimas do sistema? Eles não devem ser combatidos e sim “ressocializados”.

Se Dilma quiser dar passos de Estadista deve encarar a corrupção que contamina e apodrece as instituições. Exemplo de sugestão: acabar com a corrupção no sistema prisional do país. Construir, com urgência e tecnologia avançada, mais presídios, penitenciárias regionais. Contratar militares, aposentados com vigor de saúde, para isolar funcionários corruptos dentro do sistema penitenciário.

Criar o ministério de Segurança Pública.

O ministro da Justiça atua mais como assessor e quebra galho legal do presidente da República. Assim foi Marcio Thomaz Bastos para Lula. Assim tem sido Cardozo para Dilma. Neste momento de muito derramamento de sangue e sofrimento o Brasil precisa de um Xerife. O combate à corrupção não pode ser genérico. Deve ser pontual. Foco direto. E assim de conquista em conquista apertar o cerco e arejar o ambiente nacional hoje totalmente dominado, contaminado, por corruptos e corruptores em todos os níveis da sociedade.

05cd30bb0c320f55d4e1001fe807962f

O caminho é longo e difícil. Mas, é preciso tentar. Temos leis suficientes para combater a corrupção em finanças. A corrupção de dinheiro. Os Homens da Lei estão revigorados, recebem apoio nunca visto da população.

A espontaneidade, o levantar-se do sofá, deixar o futebol, o namoro, o filme, o Faustão, e ir para a passeata foi o grande diferencial das passeatas. 74% dos participantes participaram pela primeira vez de um protesto político. Isso é bom. Muito bom para a cidadania. Para o país. Os manifestantes mostraram que não interessa esquerda ou direita. Querem o Brasil caminhando pra frente. Para o melhor, com paz e harmonia.

Exemplo de como se combate a corrupção em Cuba. 

Índice tpGvO.So.56

O General Arnaldo Ochoa, combatente da Revolução. Comandante das tropas cubanas em Angola, julgado e condenado à morte. Fidel Castro empenhou-se, pessoalmente, no processo de seu companheiro de armas.

Houve mal estar nas Forças Armadas. Mas, as provas de envolvimento com contrabando, propinas, droga, corrupção, eram contundentes. O General Ochoa foi fuzilado.

Exemplo de como se combate a corrupção na China

untitledChina  890050  images0CY1OZ04

Zhou, o poderoso Chefe de Segurança do Estado, membro do Comitê Permanente do Politburo do PCC. Preso e condenado por receber propinas. Liu Tienan, vice diretor da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reformas, administrador nacional do sistema de energia, petroquímica e combustível. Prisão perpetua por receber 5,7 milhões de dólares. Menos, cem vezes menos dos valores recebidos por Duque, homem forte de Lula na Patrobras. Detalhe: indiciados, presos, julgados, por corrupção, são imediatamente expulsos do PCC. Não se fuzila membro do Partido Comunista Chinês.

No Jota Alves/FACEBOOK são muitas as mensagens de mulheres que não gostaram do que Dilma disse, comparando corrupção à uma Senhora idosa:

11053463_786410298112629_5985335471907111803_n

Raimunda, de Poxoréu : “As velhas, filhas de Poxoréu, agradecem a reparação à ofensa”.

Maria de Lourdes, BH: Sou uma Senhora idosa, professora. Comparar-me à corrupção, é um desrespeito, uma afronta”.

Divulgue. Encaminhe www.oreporternahistoria.com.br. Copie, reproduza, distribua, como quiser. Para Escreve que eu publico enviar texto opinativo, imagens, e-mail, para: o reporternahistoria@gmail.com. Ver JotaAlves/FACEBOOK. Para melhor visual zoom 125.